Terapias


                                               FLEXIBILIDADE

   A prática da  flexibilidade levará o participante a uma consciência profunda do corpo e do seu funcionamento. Movimentando-o com equilíbrio e coordenação de todas as partes, sem excesso de esforço.                                                                                                         
                        A sequência dos exercícios é o grande diferencial desta prática. Que objetiva ampliar os espaços intra-corporais, dar noções de auto-massagem com DO-IN (técnica chinesa), como também, tonificar os músculos abdominais e peitorais. Os exercícios respeitam os limites de cada participante e propiciam movimentar o corpo por inteiro. Método simples e com resultados surpreendentemente rápidos.
            Público Alvo: Destina-se a pessoas de todas as classes sociais e profissionais, a partir de 21 anos. A técnica será ensinada ao participante, levando-o a executá-la sozinho.


                                                                     YOGA

             A Yoga consiste num conjunto de técnicas sistemáticas que visam o aprimoramento da consciência através da harmonização do corpo, da mente e do espírito.  As ferramentas utilizadas para atingir esse objetivo são os pranayamas (exercícios respiratórios), os asanas (posturas psicofísicas),  as técnicas de relaxamento e  a meditação. Essas ferramentas auxiliam na regulação das funções fisiológicas do corpo e trabalham reduzindo as respostas exageradas do sistema nervoso simpático, que estarão presentes sempre que houver estresse físico ou psicológico. 
            Assim, a Yoga pode ser uma terapêutica preventiva ou curativa que auxilia o sistema corporal inato a utilizar sua própria inteligência para curar-se ou ajudar no processo de cura. Pessoas com ansiedade, asma, depressão, hipertensos e portadores de comprometimentos do sistema musculoesquelético podem beneficiar -se da prática da Yoga.
                    Público Alvo: Dedica-se a pessoas de todas as classes sociais a partir de 16 anos.


TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA


A Terapia Comunitária Integrativa é um instrumento que permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilização dos recursos e das competências dos indivíduos, famílias e comunidades. Funciona como fomentadora da cidadania, restauração da autoestima e da identidade cultural dos diversos contextos familiares, institucionais, sociais e comunitários. Favorece a promoção e prevenção da saúde e a reinserção social uma vez que propicia a expressão dos sofrimentos vivenciados nas várias dimensões da vida e que afetam diretamente a saúde das pessoas.
 A terapia comunitária é um exercício permanente de inclusão e valorização das diferença, incentiva a co-responsabilidade na busca de novas alternativas existenciais e promove mudanças fundamentadas em três atitudes básicas: Acolhimento respeitoso; Formação de vínculos; e Empoderamento das pessoas.

BIODANÇA – A Dança da Vida

  A Biodança é uma prática de desenvolvimento humano que propõe o fortalecimento da vinculação do indivíduo consigo mesmo, com o outro e com a totalidade, como meio de integração e harmonização orgânica. Através da dança, do contato e da comunicação em grupo, amplia a consciência de si mesmo, propiciando a elevação da autoestima. Praticada em grupos, usa a música e a dança para criar estímulos adequados para que os participantes possam utilizar melhor os cinco canais de expressão da emoção: a vitalidade, a sexualidade, a criatividade, a afetividade e a transcendência.
 • Vitalidade: é a base da identidade. Liga-se ao instinto de conservação, à vontade de viver, à coragem de realizar coisas, à saúde em geral.
• Sexualidade: preservação da espécie; capacidade de sentir prazer em viver, em ter contato e comunicar com vontades e desejos.
• Criatividade: liga-se à auto-expressão da singularidade de cada pessoa como um ser único, com uma forma própria de pensar, agir, sentir e relacionar-se de maneira livre e autônoma.
• Afetividade: capacidade de amar a vida, a natureza, a si, as pessoas… Com toques que inspiram a capacidade de confiar, abandonar-se, proteger, cuidar, solidarizar-se…
• Transcendência: sentido místico de ligação com o todo; a capacidade de sentir-se único e, ao mesmo tempo, parte de algo maior… sentir-se dentro do universo e tê-lo dentro de si.
Não é preciso saber dançar, a dança aqui se inicia com movimentos sensíveis, integrados e com sentidos de vida.  A estrutura é semi-aberta, favorecendo ao participante encontrar seus gestos singulares e profundos. O grupo de Biodança tende a facilitar um clima de confiança e abertura propiciado pela presença suave, terna, receptiva e disponível dos participantes em viver essa nova maneira de expressar a vida, permitindo com isso a cada um conectar-se, cada vez mais, com a sua própria identidade e com a do outro. É importante frisar que a Biodança não é uma psicoterapia de grupo, mas um processo de grupo com efeitos terapêuticos, que tem muito a contribuir com a saúde da comunidade. O Sistema Biodança pode ser aplicada em todos os ciclos da vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos, gestantes, famílias, bem como em grupos com pessoas em estado depressivo, ansiedade, estresse, hipertensos, diabéticos e transtornos mentais. Os benefícios já comprovados cientificamente da Biodança, em pesquisas realizadas em universidades brasileiras, são os seguintes: aumento da energia vital e disposição para a ação, aumento da integridade motora (ritmo, coordenação, flexibilidade, harmonia de movimentos), resistência ao estresse, estimulação do processo de autoconhecimento, melhoria da autoestima, capacidade de substituição da depressão por novas motivações para viver, melhoria da capacidade de comunicação e vínculo afetivos, regulação do sono e da pressão arterial, estimulação da criatividade, no sentido da renovação existencial,  aumento da resposta imunológica, dentre outros. Neste sentido, a Biodança emerge como um poderoso instrumento para colaborar na superação e/ou tratamento de questões específicas da saúde.

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

     Contar histórias é uma arte que ao longo dos tempos é passada de geração à geração. Ela ajuda na memorização do conhecimento a ser transmitido. É carregada de significados que lhe atribuem o gestual, o ritmo, a entonação, a expressão facial, e até o silêncio. Por que contar? Contar histórias para oferecer delicadeza poética, como também encher o coração de quem escuta de afagos e alentos a os sentidos. Benefícios do ouvir histórias: Resgatar o prazer de ouvir histórias, oferecer momentos vivenciais com base nas histórias, ofertar leveza, alegria, e autocuidado.


                                               PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL

        A Psicomotricidade Relacional se define como uma das terapias psicomotoras que visa privilegiar a qualidade da relação afetiva, a disponibilidade tônica, o olhar para o outro, o comunicar-se sem palavras, o expressa-se livremente e prazerosamente através do brincar com ou sem materiais.
      É uma prática que promove à criança e ao adolescente a expressar e superar seus conflitos relacionais, interferindo de forma clara, preventiva e terapeuticamente. Através de situações lúdicas e dinâmicas na prática do jogo espontâneo em que o corpo participa em todas as suas dimensões Público- alvo: crianças a partir de 6 anos.


AUTOMASSAGEM

Massagem terapêutica de origem chinesa em que a pessoa manipula pontos de acupuntura do próprio corpo. Inclui também exercícios respiratórios e de movimentação das articulações, além da prática de concentração da mente e da meditação.A pressão dos dedos nos pontos energéticos do corpo, os mesmos usados pela acupuntura, tem efeitos positivos porque age de maneira distinta, aumentando a circulação e eliminando toxinas metabólicas..São benefícios desta prática: o autoconhecimento, melhora da postura e da consciência, relaxamento das tensões musculares, prevenção e tratamento de dores no corpo, na coluna e problema de músculos e tendões por esforço repetitivo. Alívio de dores e melhora nos problemas de insônia, depressão, circulação do sangue e flexibilidade da musculatura.

                                  

 BIOENERGÉTICA

Análise Bioenergética é um método psicoterápico que trabalha através de movimentos corporais para restaurar o fluxo da energia vital, principal responsável pela saúde integral de cada pessoa. Seu objetivo é restabelecer o contato original do homem com o "si mesmo" e o todo, através do reconhecimento dos seus próprios limites e potencialidades – a realidade.
O trabalho é realizado através de movimentos corporais, aprofundamento da respiração e emissão de sons, conforme a história de cada paciente. Pode-se utilizar o método em grupos de movimentos terapêuticos, psicoterapia de grupo ou individual.

LIAN GONG

Trata-se de uma série de movimentos e exercícios leves desenvolvidos de acordo com anatomia de cada região afetada, age na melhora das doenças com a participação de todo o corpo.
Clinicamente o Lian Gong é indicado nos casos de busite, tendinite, problemas nos joelhos, articulações e coluna, hipertensão, diabetes, dores reumáticas e lesões por esforço repetitivo (LER). Dentre outros benefícios a terapia pode melhorar a qualidade do sono, dar condicionamento físico e aumentar a capacidade respiratória.


DANÇA CIRCULAR

É a expressão humana, mais antiga de todas as culturas do planeta. Elas são usadas como rito para a celebração e como homenagem às transições da vida e da natureza. São danças de roda, tiradas de muitas gerações, tradições, e países. Elas podem ser Meditativas, Vigorosas, Pacíficas, Não Contemplativas, Lúdicas, Instrutivas, Curativas e Divertidas. Estas danças são para pessoas de todas as idades. Podemos enumerar alguns benefícios das Danças Circulares para a saúde, entre eles: experimentar situações que vão desde a forma de tocar as mãos como a utilização dos passos longos ou curtos, ajuda a criar instrumentos que desenvolvem a flexibilidade, a auto-confiança, a auto-estima e a eliminar medos, angústias, estresse e depressão, e ainda proporciona ao conjunto corpo, mente, espírito, o amor, a serenidade, a alegria, a paz e o sentido de união.

TAI CHI CHUAN

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial milenar chinesa que graças ao seu grande potencial terapêutico é atualmente praticado para a obtenção da saúde nos diversos âmbitos como físico, mental e espiritual. A arte é conhecida pelos seus movimentos lentos e suaves acompanhados por uma respiração profunda e relaxante, onde ao exercitá-los o praticante entra em processo de reeducação corporal, corrigindo naturalmente alguns problemas causados por uma má respiração, postura inadequada e falta de consciência e clareza sobre si mesmo. 
Benefícios: ganho de equilíbrio;aumento da flexibilidade;fortalecimento de ossos e músculos;correção da postura;exercita o auto-controle;diminuição da ansiedade;combate a depressão;controle de estresse;melhora a concentração e alivia as dores.

                                                          NUTRIÇÃO

 A estratégia desenvolvida é o apoio matricial (atendimentos compartilhados e participação nos grupos) e construção de curso de capacitação, chamado: Multiplicadores em Alimentação Saudável.
A perspectiva de tal núcleo apóia-se na construção de propostas pedagógicas emancipadoras de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional  local. Visa promover ações de estímulo ao consumo de frutas, verduras e produtos integrais, aliado à visão da sustentabilidade socioambiental da produção de alimentos. Engloba o incentivo ao aproveitamento integral dos alimentos e ações educativas para uso de sementes germinadas e brotos, conhecida no Brasil como Alimentação Viva. Esta é considerada uma corrente alimentar, presente na Nutrição Complementar Integrada. É baseada no princípio da vitalidade dos alimentos, priorizando o consumo dos alimentos na sua forma mais vital (brotos, sementes germinadas e vegetais crus). A introdução destes alimentos na alimentação diária pode trazer benefícios à saúde e contribuir para a promoção da alimentação saudável. 




Nenhum comentário: